QUAL PAPEL UTILIZAR

Tipos de papéis para usar em materiais gráficos

No planejamento da criação de um material gráfico, é de extrema importância pensar em todos os detalhes. Quando vemos um folder pronto, por exemplo, não imaginamos na energia e no tempo dedicado ao material para que todos os elementos do folder estejam em harmonia perante os olhos humanos. Esses elementos envolvem o tamanho do folder, a fonte, o tamanho da fonte, a cor da fonte e do fundo e o tipo de papel em que o material será impresso.

Para te ajudar a escolher o melhor papel, iremos lhe explicar cada tipo de papel para que você possa escolher a melhor opção para o seu material gráfico.

Papel Couchê

Este papel é do estilo brilhoso e mais espesso do que o papel de ofício comum. A base deste papel é offset e o seu revestimento é de carbonato de cálcio. O papel Couchê é utilizado em revistas, encartes de lojas ou propagandas e em cartões de visita comuns. É um papel de maior qualidade na impressão.

Papel Sulfite

O papel sulfite é o papel comum. Ele pode ser de cores variadas e é muito utilizado nas impressoras em empresas e em residenciais. O mais conhecido é o A4 e o ofício. O nome sulfite vem do sulfito de sódio, elemento utilizado na fabricação deste papel. O papel sulfite é utilizado na confecção de folha timbrada e em papel carta.

Papel Reciclato

O papel reciclato é o famoso papel reciclável. Ou seja, se a sua empresa levanta fortemente a bandeira da sustentabilidade, a escolha do papel reciclado para confeccionar alguns materiais pode ser uma boa opção. Vale lembrar que como o papel é reciclado, ele pode apresentar tons de cores diferenciadas. Portanto, se você quer preza a fidelidade das cores precisas no seu material, talvez o papel reciclado não seja a melhor opção.